Letra de música é poema?

Declamando Luiz Tatit

A música e o poema sempre tiveram um certo tipo de flerte. Com o Nobel de Literatura de 2016 indo para Bob Dylan , essa polêmica ressurgiu através de críticas e de apoios. Aproveitando a onda de repercussão, a Companhia das Letras lançou, em dois volumes, as letras em inglês e sua tradução.

Passei os olhos em algumas delas e, pelo que percebi, a tradução se mantém, em boa parte, literal, perdendo um pouco da poética do original. Inclusive, a tradução literal removeu rimas e ritmos, até porque seria muito difícil incorporá-las numa versão portuguesa. Em nota, o tradutor explica essas dificuldades e justifica suas decisões.

A poesia e crítica, livro de Antonio Cicero A poesia e crítica, livro de Antonio Cicero

No livro A poesia e a Crítica , Antonio Cicero publicou um ensaio chamado Sobre as letras de canções, onde diz que, apesar de já ter escrito letras de músicas, preferia escrever poemas para serem lidos, demonstrando, portanto, que o que cabe ao poeta, existe uma certa diferença.

Dado uma melodia, Antônio diz que o poeta precisa adequar-se à forma que ela exige, abrindo mão do ardor da “inspiração” e liberdade de criação. Porém, ainda no mesmo ensaio, disse que poemas seus feitos para serem lidos, portanto escritos com liberdade total, depois de publicados, também já foram musicados.

Adriana Calcanhotto , numa entrevista a Tiago Dieguez do Fazia Poesia, demonstra diferenciar o criar canções de criar poesia, porém, coloca ambas criações muito próximas, o que demonstra a difícil tarefa de definir as intersecções e as diferenças.

O que me parece é que, analisando caso a caso, a letra de uma música pode ser, sim, visto como poema. No caso de Bob Dylan, me parece que suas letras, em grande maioria, são ótimos poemas, se lidos no original. Portanto, queira trazer a obra de um músico, cuja obra é permeada de muita poesia. Luiz Tatit brinca com as palavras, é irônico e tem uma relação entre sujeito e objetivo muito peculiar.

Eu sugiro três músicas cuja letra é, pelo menos para mim, um poema. Exclua-se a melodia e este poema se sustenta. São elas: Haicai , Frente a Frente e Musa da Música .

Para contrastar, escute as versões com suas respectivas melodias: Haicai cantada por Luiz Tatit, Frente a Frente cantada por Lívia Nestrovski e Musa da Música por Ná Ozetti.