Curto Poema
Edições de 2019

Edição Dez/2019
Neste mês: Casa das Rosas fecha para reformas; o vencedor do Prêmio APCA na categoria poesia fala sobre seu livro; Marília Garcia diz que poesia é som e ritmo; feira literária em um barco; e livro novo de Reuben!
Edição Nov/2019
Edição recheada de coisa boa! No mês da Consciência Negra, destaque para a resenha de Ricardo Aleixo sobre estréia de Stephanie Borges; Carlos de Assumpção, poeta do calibre de Drummond ainda pouco conhecido; opiniões diversas sobre homenageada da FLIP 2020; novo livro de poemas de Bertolt Brecht; vencedores do Jabuti 2019; homenageados e patronos da Fliaraxá 2020; e palestra de Mailson Furtado no TEDxFortaleza.
Edição Out/2019
Livro da Nobel chilena Gabriela Mistral é publicado no Brasil; Recife recebe mostra com oficina de Angélica Freitas; abertas as inscrições para o Prêmio Maraã de Poesia; Leonardo Bigio interpreta "Morte e Vida Severina" de um jeito incrível; programação é gratuita na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre; e 4 poemas de Felipe Pauluk!
Edição Set/2019
Neste mês: filme sobre Leonardo Bastião e os poetas analfabetos do Sertão do Pajeú; Alice Ruiz dá uma entrevista incrível para Bondelê; Adriana Calcanhotto e Antonio Cicero batem um papo em um programa antigo do Canal Futura; vereador de Santa Catarina quer remoção de pergunta de vestibular sobre o livro de Angélica Freitas; e a lista de finalistas do Prêmio Rio de Literatura.
Edição Ago/2019
Centenário de Primo Levi: 7 matérias sobre a vida e obra do poeta judeu que presenciou o Holocausto; documentário sobre vida e obra de Leonardo Fróes, por Alberto Pucheu; Ana Martins Marques "fichada" pelo Quatro Cinco Um; e livro bilíngue do poeta nórdico Carl Jóhan Jensem escrito em faroês.
Edição Jul/2019
Orides Fontela em foco: entrevista no Jô Soares (1996) e documentário sobre sua vida e obra; entrevista com Mailson Furtado e Maurício Melo Júnior pelo Dia do Escritor; apresentações de slams na FLIP 2019; poema inédito de Thássio Ferreira; e apoie a FLIMA 2019
Edição Jun/2019
Neste mês: artigo sobre a crítica brasileira, por Rafael Zacca; aquecimento para a FLIP 2019 com Ricardo Aleixo e Reuben da Rocha; um poema de Orides Fontela; e o lançamento de Eu nunca fui ao Brasil, do poeta nonsense Ernst Jandl.
Edição Mai/2019
Nesta edição: novo livro de Ana Martins Marques, 4 poemas de Rafael Zacca, oficina de poesia e colagem com Bobby Baq e uma programação variada sobre Literatura de Cordel.
Edição Abr/2019
Lançamento de livros das poetas Estela Rosa, Valeska Torres e Ana Carolina Assis; projeto Toda Poesia está de volta; mais um lançamento: o Brasil na poesia africana de língua portuguesa (Editora Kapulana); e entrevista com Marcelo Reis de Melo.
Edição Mar/2019
Nesta edição: Morte do poeta americano W. S. Merwin; entrevista fantástica de Calí Boreaz para o podcast Rabiscos; dica de ferramenta para escrever poesias; exposição sobre vida e obra de Paulo Leminski; aberta inscrições para o Prêmio Oceanos 2019; e o dia do livro independente #indiebookday.
Edição Fev/2019
Nesta edição: Ocupação Itaú Cultural homenageia Manoel de Barros; interpretando poema de Bandeira; novo livro sobre obra de Leminski; e reflexões sobre a poesia contemporânea com Paulo Henriques Britto.
Edição Jan/2019
Crítica de novo livro de Marília Garcia (Oceanos 2018), entrevista com Haroldo de Campos, poema inédito de Ricardo Escudeiro e projeto de leitura do "Paraíso Perdido", de John Milton, no canal da Tatiana Feltrin. Estes são os assuntos desta edição!

Arquivo

A Curto Poema foi uma newsletter mensal com dicas de leitura, poemas, eventos, resenhas, notícias e lançamentos. Após 4 anos, o projeto foi descontinuado. Leia as edições passadas na íntegra.