Blog posts técnicos foram removidos

Olá,

Os blog posts com conteúdo de programação foram removidos deste site. Eu, apesar de ainda programar, não estou mais investindo na carreira. Dediquei este site às descobertas em outra jornada.

Neste site agora, é possível encontrar poesias e contos, textos e vídeos do meu canal um barco ao mar.


Desculpe o transtorno!
Gustavo Dutra

Últimas atualizações

Me senti em casa com Caduceu, de Felipe Turner

Em 2019 fui à minha primeira FLIP. Vaguei meio perdido pelas ruas de Parati à procura de coisas que me chamassem a atenção, sem preocupação com a programação. Conheci, assim, várias pessoas e tive conversas muito interessantes. Numa das casas, com várias estandes de editoras independentes, encontrei o poeta Felipe Turner , que me mostrou seu livro, Caduceu .

#defendaolivro - porque não taxar o livro

Já cantava a família Passos lá em Janeiro, fazendo escárnio da fala do presidente sobre livros didáticos que “a coisa está bem esquisita / um montão de amontoado de muita coisa escrita”. Não muito tempo depois, o presidente afirmou que não costuma ler o que assina, pois teria que ler & interpretar umas 20 páginas de decreto.

Na prática, a teoria é outra: pandemia e luta de classe

Na prática, a teoria é outra. Ouvi muitas vezes essa frase e, em inúmeros casos, pude comprovar sua assertividade. Ao que observo, a teoria muitas vezes tende a ser dogmática, simplificada e nivelada por baixo.

O flamular do pano em Lundu, de Tatiana Nascimento (Padê Editorial)

Em Julho de 2018, como ainda é de costume, scrollava pelo feed do YouTube à procura de algo interessante para ocupar o tempo, quando seleciono uma entrevista da filósofa Djamila Ribeiro. No vídeo, ela e Lázaro Ramos discutem o seu mais recente livro à época, O que é lugar de fala?

Sacrifiquem os Véios, não os Velhos — em favor da taxação de grandes fortunas

A demora na resposta do governo brasileiro à crise gerada pela pandemia do COVID-19 nos custará caro. Com mais sorte do que juízo, outros políticos se opuseram e se posicionaram para defender os brasileiros, ainda que a motivação possa ser mais de cunho político do que humanitário.

Fui finalista do Prêmio Off Flip 2020, categoria Livro Infantojuvenil

Como nossa cultura não possui nenhum ritual formal de passagem, não delimitamos bem em que fase da vida estamos. Sei que sou adulto, mas ainda me sinto uma criança em vários aspectos. Talvez por isso nunca havia me passado pela cabeça escrever um livro para elas, não me sentia maduro o suficiente.