Diário de bordo
Atualizações — Papos Sobre o canal
Fiquei um tempo sem postar vídeos, mas não necessariamente fiquei parado. Acabei postando muitos poemas no meu perfil do Instragam, o @GustavoDutra.jpg.
Além disso, a Newsletter do Curto Poema não parou. Mensalmente, continuei enviando as edições, que estão cada vez mais recheadas de poesia.
Em Dezembro de 2019, inclusive, o Curto Poema fez 2 anos. Fizemos uma parceria com a editora Chão da Feira, que forneceu um cupom de 40% de desconto.
Impressões da FLIP 2019 — Poetas Independentes e manifestações
Neste vídeo eu trago as minhas impressões sobre a FLIP 2019, que foi minha primeira. Quarta-Feira (10/07) foi um dia bem tranquilo, muita coisa ainda estava sendo montada. Consegui visitar Paraty enquanto cidade.
O destaque da Quarta vai para o discurso de abertura da Walnice Galvão , a pessoa que organizou a publicação da Ubu d’OS sertões e, também, a maior estudiosa sobre Euclides da Cunha . Na sua fala, contou muito sobre a obra e correlacionou brilhantemente com o período em que vivemos.
FLIP 2019, Ocupação dos Lugares Públicos e Euclides da Cunha — Venha pegar seu cartão postal!
Durante os dias 10 e 14 de Julho de 2019 eu estarei na FLIP (Feira do Livro Internacional de Paraty). Além de participar para enaltecer as iniciativas que fazem bom uso e ocupam lugares públicos, estarei circulando pelo evento para conversar sobre quaisquer temas que surgirem e distribuindo cartões postais.
Serão 3 cartões postais, conforme postei no meu Instagram:
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Gustavo Dutra (@gustavodutra.
Papo sobre o canal, Instagram e Blog — Com estatísticas
Neste vídeo apresento o canal, falo das suas playlists, do meu Instagram e meu site. Em cada um eu desenvolvo conteúdos um pouco diferentes.
A poesia em 2018 e os desafios de 2019 — Um resumo do ano
O ano de 2018 foi muito bom para a poesia.
A começar pela FLIP: a feira homenageou Hilda Hilst , uma poeta forte e intensa. Com certeza, muitas pessoas aproximaram-se da poesia devido a sua obra.
O livro vencedor do Prêmio Jabuti 2018, na categoria Melhor Livro, foi à cidade, de Mailson Furtado.
Em 07 de Dezembro, foram anunciados os vencedores do Prêmio Oceanos de Literatura em Língua Portuguesa. Entre os quatro primeiros lugares, três são do gênero poesia:
Jabuti 2018 e a descentralização das boas publicações — Reflexões sobre o vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro
À cidade, de Mailson Furtado, foi eleito o melhor livro do ano, recebendo o Prêmio Jabuti 2018. O livro é de poesias e publicado de maneiro totalmente independente. Portanto, a parabenização pelo prêmio é dobrada.
Dos dez indicados na categoria Poesia, as editoras Companhia das Letras e Editora 34, com certeza, eram as mais conhecidas. A editora Patuá, pequena e independente, apesar de conhecida, ainda não é tão reconhecida quanto as outras duas citadas.
Newsletter Curto Poema e FLIP 2018 — Novidades aqui no canal
Inaugurada a sessão "DIÁRIO DE BORDO". Como primeiro assunto, a formalização da newsletter Curto Poema e a presença da minha poesia Cosmologia da Linguagem na FLIP 2018.