Mais poemas que deram ótimas músicas
Publicado em 10/05/2020 por Gustavo Dutra
Diversos poetas tiveram seus poemas musicados ou adaptados. Eu, particularmente, gosto muito de prestar atenção às letras das músicas, pois possuem um ritmo e uma cadência importante para minha poesia.
Neste vídeo, dou continuidade a minha seleção de poemas que deram ótimas músicas. Segue a lista mencionada no vídeo:
Paulo Leminski
O poema Dor Elegante foi musicado por Itamar Assunção
O poeta também escreveu versos de Verdura, tocado por Caetano Veloso. Aliás, sobre a influência da cultura americana na nossa sociedade. Relevante para os dias atuais.
Carlos Drummond de Andrade
Canção Amiga, interpretada e musicada por Milton Nascimento
Manuel Bandeira
Um dos poemas mais famosos de Bandeira, Trem de Ferro, foi musicado e interpretado por Olivia Hime e Tom Jobim. Para mim, a melhor música da lista!
Outro poema conhecido, Vou-me embora pra Pasárgada, foi musicada por Paulo Diniz. Este mesmo músico, musicou “E agora, José?”, de Drummond, presente na primeira lista de poemas que deram ótimas músicas.
Fernando Pessoa
O poeta é um fingidor e Tom Jobim um compositor! E que compositor!
Vinícius de Moraes
Jards Macalé gravou poemas de vários poetas, vide este aqui, O mais que perfeito, de Vinicius de Moraes. No caso, quem canta é Clara Nunes.
Waly Salomão
Outro poema que Jards Macalé musicou foi Mal secreto, do poeta Waly Salomão. Além de Jards, Gal Costa também gravou essa música. Entretanto, o desejo de Waly era ouví-la na voz de Luis Melodia. Tá aí!
Antonio Cicero
A Adriana Calcanhotto está sempre fluindo entre o poema e a canção. Nesse vídeo, num programa de televisão antigo, toca Inverno, entre outros poemas musicados por ela.
Espero que tenham gostado!