— Textos

Meu primeiro projeto editorial conheça Libre, de Alex Fernandes

Publicado em 18/12/2021 por

Foto de 42 North

Eu tenho dois livros publicados. Em ambos, participei da produção editorial, tendo inclusive feito a capa da primeira versão de Introversos. Porém, na última semana, foi iniciada a venda do e-book Libre na Amazon. Este foi o primeiro projeto editorial — de um autor que não eu — em que participei integralmente. Neste artigo, gostaria de contar um pouco sobre essa história.

Capa do livro Libre, de Alex Fernandes Comprar

No final de 2020, fiz um curso chamado A VIDA DO LIVRO, onde o editor da Antofágica e da Aleph, Daniel Lameira, trouxe sua visão sobre o mercado editorial e seu funcionamento. As aulas foram tão motivadoras e esclarecedoras que eu e alguns outros alunos decidimos nos organizar para por em prática o que aprendemos.

A ideia era fazer uma espécie de trabalho de conclusão, um TCC. Para isso, montamos um grupo de Telegram, abrimos uma chamada de originais entre os alunos e, dentre as submissões, selecionamos a obra do Alex Fernandes, também colega de curso.

Desde o começo, ele estava ciente que o projeto poderia não vingar. Imagine um grupo de vinte pessoas para fazer um trabalho de faculdade: as chances de uma merda eram grandes. E, como esperado, houveram inúmeras desistências até a consolidação do nosso grupo, com dez integrantes.

Ainda sim, muita coisa poderia dar errada: teríamos pela frente praticamente um ano de projeto com dez desconhecidos trabalhando em seu tempo livre sem remuneração. Fui pessimista e quebrei a cara: deu tudo certo, sem brigas e sem confusões — que eram um receio pessoal sobre todo o processo.

Hoje, estou certo de que falo por todos quando olho para a obra publicada e sinto satisfação. Estamos muito animados com o resultado. Quero aproveitar o artigo e agradecer a todos pelo trabalho incrível, pela colaboração, pelo tempo despendido e pelo ótimo convívio. São eles:

  • Alex Fernandes, autor do livro
  • Maria Alice Brandão, editora e tradutora freelancer, que ficou responsável pela Edição e Preparação.
  • Antoniele Carvalho, designer responsável pelo projeto gráfico.
  • A Rafaela Andrade, revisora e tradutora, revisou o texto.
  • Jhosselin Vieira, publicitária, também fez uma revisão no texto.
  • O ilustrador João Moro de Oliveira diagramou.
  • Eu e a Jhosselin Vieira pensamos na estratégia de marketing e divulgação.

Libre segue à venda pela Amazon e para assinantes Kindle Unlimited. O período de pré-venda alcançou números superiores ao esperado e torço para que continue com o ótimo desempenho.

Aos interessados, o e-book, com aproximadamente 52 páginas, conta a história de Alice. Ao descobrir pelo noticiário sobre o suicídio de um colega, a jovem começa investigar o caso por conta própria.

Durante a investigação, ela vai descobrindo mais sobre sua sexualidade, sobre o amor e, claro, sobre o funcionamento da Nação — que é dividida em cinco cidades e os habitantes designados a cada uma delas de acordo com seus méritos.

É um conto super agradável de se ler, instigante e que aborda temas super atuais — ainda mais no Brasil de 2021 — como LGBTfobia, autoritarismo, repressão, ódio e intolerância.

Se você ficou com curiosidade, compre agora seu livro. Além de uma leitura agradável e que prenderá sua atenção, estará ajudando um autor promissor e que tem tudo para fazer muito sucesso ainda com sua escrita.