— Textos

Perrengues de Autor Independente Trocando a turbina com o avião voando

Publicado em 11/04/2021 por

Pois é. Poderia ser a frase de abertura de um romance de Virginia Woolf , mas foi apenas uma decisão: eu decidi que eu mesmo publicaria meu livro. Era início de 2016 e eu não tinha a mínima noção de como funcionava o mercado editorial.

Publiquei o Introversos: versos da cabeça de um introvertido na plataforma do KDP, da Amazon. Repetindo-me, fiz eu mesmo a capa, a ilustração, a organização, a edição, a revisão, e tudo mais. Não sabia como nem onde encontrar pessoas dispostas a trabalharem meu livro.

Ano passado, quando decidi, mais uma vez, publicar eu mesmo um novo livro, ao antropoceno brevíssimo aceno ou um pot-pourri pro povo rir, me peguei em situação similar. Porém, eu estava mais preparado.

Já havia consumido inúmeras horas de conteúdos gratuitos em blogs, lives, Instagram e YouTube; conversado com pessoas da área; e também cursado o melhor curso para qualquer pessoa que queira entrar no mercado editorial, seja como autor, seja em uma editora, chamado Vida do Livro, conduzido pelo Daniel Lameira, editor da Aleph e da Antofágica.

Eu sabia da importância de uma boa revisão, preparação, de uma capa, e tudo mais. Mesmo assim, senti muita insegurança e dúvidas ao longo do processo. Tomar todas as decisões — as de texto (cortar trechos, reordenar poemas, retirar poemas, adicionar novos) e as de projeto gráfico (cores, tamanhos, qual o melhor estilo da capa) — é exaustivo e angustiante.

Minha ansiedade subiu lá nas alturas: de um lado sentia o progresso das etapas sendo concluídas; de outro, as dúvidas, as inseguranças, os “e se” que só aumentavam à medida em que o projeto avançava.

Não fosse meus conhecimentos de gestão de projetos, não teria conseguido coordenar e planejar tanta coisa em tão pouco tempo. Em 3 meses consegui encomendar uma revisão, corrigir, encomendar uma capa, fazer o site, programar a integração com o PagSeguro e, em outubro, finalmente lançar.

Muita coisa foi feita enquanto avião voava. A maior delas, é esta que venho anunciar nesse post: estou trocando a capa do livro.

Nova capa do livro ao antropoceno brevissímo aceno ou um pot-pourri pro povo rir Nova capa do livro. Comprar

Não vemos editoras fazendo alterações em livros depois que o projeto é “fechado”, por isso, no começo, hesitei. Mas não sou uma editora. Sou um autor independente, e posso tirar um pouco de proveito disso. Tenho essa flexibilidade, ainda mais porque não produzi livros físicos, apenas e-book.

Fiz algumas pesquisas e percebi que a capa não estava atraindo leitores potenciais, porque não dialogava com esse público. Isso quer dizer que a capa antiga era ruim? Não. Mas ela, enquanto mídia de divulgação e propaganda, não estava funcionando. E, portanto, decidi trocar, mesmo depois de 6 meses da publicação.

Todos os compradores que optaram por receber informações sobre meu trabalho e obras futuras foram notificados por e-mail e poderão baixar a nova versão com a capa atualizada. De graça.

Publicação independente tem dessas. Vou aprendendo, vou ajustando. Sigo sempre produzindo da melhor forma possível. Espero que gostem!

Os novos compradores já receberão os três formatos — PDF, EPUB e MOBI — com a capa atualizada. Para comprar, basta clicar no botão abaixo. Aceita cartão de crédito, PIX e boleto.